sexta-feira, 15 de maio de 2009

Dicas da Liz - Casamento em 14 passos

Preparar a festa de casamento exige tempo, dedicação e envolve muito trabalho.

Planeje com antecedência as atividades que considera mais importantes e, se quer ter uma festa inesquecível, não deixe nada ao acaso!

Perante a lista infinita de tarefas, tente não entrar em pânico e mantenha a calma, pois esta é uma fase de grandes tensões e discussões. Para além da ansiedade causada pelo próprio evento, surgem as discussões típicas com os pais e com o noivo, sobre tudo e sobre nada.Para que nada falte nem se esqueça de nenhum detalhe, aqui fica uma lista que os poderá ajudar vocês a se organizarem. Se não sabe por onde começar, guie-se pelas nossas sugestões. Por onde começar decida a data de casamento, o estilo da festa, e trate da papelada


1 - Escolha o estilo do casamento:Decida a data de casamento, o estilo da festa, e trate da papelada. O casamento pode ser formal, informal, familiar, intimista, grande, pequeno, católico ou civil. Depois, comece por tratar dos papéis que dão início ao processo de casamento. É necessário conciliar a disponibilidade do espaço onde você vai se casar e todos os fornecedores.


2 - Marque o noivado e a data de casamento:Uma vez que decidiram casar, o noivado é a primeira reunião entre famílias e marca o início dos preparativos para o casamento. Aproveite para definir, em conjunto, um orçamento razoável da festa e para marcar a data de casamento com a família.


3 - Combine um encontro com o Padre:Combine um encontro com o padre para marcar a data e a hora do casamento e falar sobre os aspectos relativos à cerimônia. Reserve o sítio com antecedência e inscreva-se num Curso Pré-Nupcial. Visite o sítio e veja as possibilidades de decoração, música, etc."Não se esqueça que os sítios mais bonitos são reservados com alguma antecedência nos meses de Verão."


4 - Analise as vantagens em ter uma assessora:Decida se quer ter uma assessora para a ajudar na preparação do grande evento. Para os noivos mais ocupados, existem enormes vantagens em ter alguém que, depois de conhecer o estilo de cada um, apresenta as melhores soluções.


5 - Escolha o sítio onde gostaria de casar:Pesquise na Internet, visite locais, fale com amigos que tenham casado recentemente, consulte revistas, etc. Não se esqueça que os Sábados de Outubro, Novembro, Dezembro e Janeiro são os dias mais requisitados e que nesta época os preços são mais caros. Reserve com um sinal.


6 - Escolha a empresa de buffet e decoração:Se o local escolhido não tiver serviço de buffet e decoração do espaço, procure o que mais se adequar ao seu estilo e orçamento. Recolha ementas, prove alguns pratos e converse com os responsáveis. Negocie os preços e reserve com um sinal. Assine, se possível, um contrato. Se o orçamento do buffet for muito alto, existem uma série de alternativas para baixar o preço. Aproveite para personalizar o casamento ao seu gosto. As vezes, mais vale uma idéia original, do que um menu muito sofisticado.Escolha a decoração de acordo com o sítio escolhido. Visite o espaço com o decorador e analise as várias hipóteses. Aproveite para ver a facilidade do parcelamento.


7 - Comece a pensar no vestido de noiva:Cerca de seis meses antes do casamento você deverá começara a pensar em escolher o vestido de casamento. Este é um dos passos mais importantes da noiva. Confeccionar um vestido exclusivo demora mais tempo do que comprar um vestido já feito, e de coleção. Comece vendo revistas, visite designers de moda e lojas especializadas. Se não tiver idéia do que quer não se assuste, pois acabará por descobrir o modelo de vestido que mais a favorece."Cerca de seis meses antes do casamento deverá começar a pensar em escolher o vestido de casamento."



8 - O noivo deve começar a tratar do seu traje cerca de dois ou três meses antes do casamento:Embora seja bastante mais fácil e simples do que a noiva, não deve deixar tudo para a última hora, pois se optar por mandar fazer um fraque, são necessários, pelo menos, dois meses de antecedência.Aproveite esse momento para escolher os restantes acessórios: escolha com cuidado e atenção a camisa, o colete, a gravata, o cinto, as meias e sapatos. Prepare-se pois o noivo será, depois da noiva, o centro das atenções.


9 - Comece a pensar nas flores, música, fotografia e vídeo e transporte da noiva para o sítio:Fale com amigos que casaram recentemente, pesquise na Internet, veja revistas da especialidade e tente conhecer o trabalho de cada um. Peça mais do que um orçamento e compare preços e condições. No final, não se esqueça de dar uma lista escrita sobre o que considera imprescindível, para que não haja surpresas finais. Escolha a música da festa e também a música da cerimônia religiosa.


10 - Impressão dos convites e lista de convidados:Está na hora de mandar fazer os convites de casamento e o restante do material impresso (o ideal é que haja uma só imagem em todos os materiais impressos). Consulte dois ou três designers, atualize-se em termos de tendências e faça um convite de acordo com o tom que pretende dar à festa: mais conservador ou mais moderno. Faça a lista definitiva dos convidados e mande imprimir os convites. Colete os endereços e envie os convites com, pelo menos, dois meses de antecedência. Escolha e mande fazer as lembranças que irão oferecer aos convidados.


11 - Mande fazer as alianças, escolha a lua-de-mel e faça a lista de casamento:Aproveite para começar a pensar no destino para lua-de-mel e marque a viagem de núpcias (quanto mais cedo marcar, mais barato serão os vôos). Verifique se tem malas suficientes para a lua-de-mel. Aproveite para escolher as lojas onde gostariam de ter as listas de presentes.


12 - Escolha os acessórios que a tornaram uma noiva linda de morrer!Cerca de três meses antes comece a escolher o véu, sapatos, jóias, lingerie, e arranjos… Escolha o cabeleireiro (de preferência alguém com experiência em penteados de noivas) e a maquiadora. Faça o teste do penteado e da maquiagem se possível no mesmo dia, para ver o resultado final e não se esqueça de levar o véu! Marque manicure e pedicure. Se puder, faça uma limpeza de pele quinze dias antes do casamento."Poderá ser necessário fazer ajustes na lista de convidados. Se houver desistências, aproveite para convidar alguém que tenha ficado de fora."


13 - Faça um check list dos fornecedores:Confirme com todos os fornecedores da festa que tudo irá correr como planeado (buffet, decoração, fotógrafo, música, cabeleireiro, maquiadora, etc). Comunique ao buffet qual o número certo de convidados.


14 - Marque a despedida de solteiros:Aproveite e divirta-se. Faça uma despedida de solteiros inesquecível. O ideal é marcar a despedida para uma semana antes do casamento.


Um beijo grande
Liz

2 comentários:

Lili disse...

Nossa..
Vou copiar preciso ter isso guardado, rsrs

beijos!

Lili

Casando Sem Grana disse...

Arrasou no mega-combo dicas :)