sábado, 26 de setembro de 2009

Como fazer um Véu de Noiva Passo-a-passo

Olá meninas!!!
Hoje vamos fazer uma coisinha diferente por aqui.
Vamos ter um PAP de véu que foi retirado do site Chica and Jo que públicou o tutorial originalmente em inglês. Ele foi traduzido por mim e Sammia (que publicou no Casando Sem Grana há um tempo atrás). Vamos a ele?





"Ao planejar seu casamento, você vai descobrir rapidamente que a maioria dos itens relacionados ao casamento são bastante caros e que você pode facilmente estourar o orçamento sem nem se dar conta. Um dos gastos surpreendentes ao fazer compras para seu traje do dia do casamento é o véu, que pode facilmente custar um bom dinheiro mesmo no mais simples dos modelos. Antes de você eventualmente acrescentar um véu na compra ou aluguel do seu vestido de noiva, considere fazer você mesma o seu. Com alguns reais(depende do tipo de tule que vc escolher) em material e uma hora ou duas de trabalho, você pode criar seu próprio véu que funcionará perfeitamente.

Reunindo os materiais:


O principal material necessário é, claro, o tule. Pode ser encontrado em quase todas as lojas de tecidos e pode ser encontrado em medidas de 1,20 m e 2,40 m de largura.
* Para um véu mais volumoso use o de 2,40m. A metragem necessário do tule vai variar de acordo com a sua vontade. Meça do alto da sua cabeça até o comprimento que você deseja que seja o seu véu e dobre esse comprimento. Por exemplo, um véu médio tradicional varia de 0,90 cm a 1,20 de comprimento, então você vai precisar de 1,80m a 2,40m de tule.

Cortando o tule

Disponha o tule sobre uma mesa ampla (ou mesmo no chão limpo) e mantenha dobrado na metade do comprimento (provavelmente virá assim da loja). Coloque a dobra virada pra você . Nesse ponto você terá duas camadas de tule.
Agora dobre o tule na metade encostando as laterais do comprimento. Nesse ponto você terá quatros camadas de tule.



Meça novamente o comprimento que você deseja que o véu tenha (do topo da cabeça até embaixo) e corte o excesso (mantenha dobrado) se necessário.
Agora faça uma curva marcando o tule e depois corte com movimentos delicados. Se precisar de uma guia, use uma bandeja grande o suficiente para marcar a curva. Você terá o formato de um quarto de círculo.

Organizando as camadas

Desdobre o tule completamente. Nesse ponto voc terá uma única camada de tule.
As linhas marcadas em vermelho abaixo mostram onde as dobras estavam feitas.^



Dobre o tule ao meio no comprimento da direita para a esquerda mas sem juntar as duas pontas. Juntando as duas pontas você terá um véu de camadas com o mesmo comprimento em ambas. Para uma camada levemente mais curta deixe apenas alguns centímetros de tule mais curto. Para uma camada destacada deixe uma distância maior. Nesse ponto você deve verificar se o comprimento do véu está exatamente onde gostaria. Se estiver maior, corte o excesso em uma das camadas

Franzindo o tule


Agora você deve escolher se quer as duas extremidades do seu véu saindo do topo da cabeça ou n o. Se você escolher a primeira opção o topo do véu vai ficar mais fofo. Essa decisão é importante se você deseja usar uma coroa ou tiara porque esse acessório vai ficar somente no final ou no alto da sua cabeça dependendo da sua escolha.
Para a primeira opção acima, voc vai franzir somente o meio do tule, como visto no primeiro diagrama abaixo.
Para a segunda opção, você vai franzir toda a borda (da dobra) do tule, como visto no segundo diagrama.



Este desenho mostra as duas variações.





Uma vez decidido quanto tule você quer franzir, faça um alinhavo usando uma agulha e linha branca forte dando pontos de fora pra dentro em volta da borda usando pontos pequenos. Puxe a linha do alinhavo franzindo o tule de acordo com sua escolha deixando apenas 2 cm na ponta. Arremate bem para a linha n o soltar.
As fotos abaixo mostram o processo em um véu com apenas o meio franzido.



















Prendendo o pente francês ou presilha
Agora pegue o tule franzido e costure firmemente em um pente francês simples ou uma presilha.










Você pode usar ainda uma bela tiara ou presilha decorada se quiser; apenas posicione por cima do véu na sua cabeça. Se desejar, você pode costurar o véu diretamente na tiara dependo do estilo dela.

Decorando o véu (opcional)

Seu véu está pronto nesse ponto, mas você pode ir além. Uma forma de acabamento mais refinado se obtem costurando uma fita, viés de cetim ou mesmo renda nas pontas do véu. Você pode fazer isso facilmente usando uma máquina de costura e linha branca. Quando estiver costurando não se incomode em costurar exatamente na ponta do tule - é muito mais fácil deixar um pouco de tule sobrando.










Agora pegue uma tesoura e corte o excesso de tule bem próximo do cetim. E não se preocupe em cortar perfeitamente. A autora garante que ninguém a mais de meio metro de vc vai notar!




Você pode também escolher costurar ou colar contas brilhantes ou pedras aleatoriamente no seu véu. Se vc gostar, vá em frente! É o seu véu, então deve ser especial e exatamente do jeito que você quiser!
Parabéns! Você conseguiu!

Aqui estão dois exemplos finalizados. O que a autora fez a esquerda e o verdadeiro véu do seu casamento a direita. Este tipo de véu pode facilmente ser adaptado para diferentes comprimentos e estilos, dos mais simples véus para meninas que gostam de se fantasiar aos longos véus de noiva."




Eu vou me arriscar, afinal preciso economizar o máximo possível e vou fazer meu vestido em casa.
E vcs, gostaram?
bjss e bom FDS!
















Comentários
20 Comentários

20 comentários:

* Mi¢hєℓє* disse...

Amiga, eu tô besta...
Por eu amo esse mundo dos blogs...tem cada coisa bacana..e o que aparenta ser difícil, de repente é tão fácil...
eu gosto do véu mais curto e com menos franzido...
Amei...amei
Parabéns e obrigada, Audrey, por trazer isso pra gente!

bjinhoss!!

Noivinha Lú disse...

Audrey, ficou uma graça!!! Super delicado!!! Valeu a dica!!!
Amada, passa lá no blog que tem selinho pra vc, ok?
Bjão

Lili disse...

Dindaa...do jeito q sua mãe custura bemm duvido que ela na~ofaça um véu desse molinhoo!
ADOREI o passo a passo...muuito legal mesmo!

Saudadeee

bjus

Paty disse...

Ei Querida!!

Nossa, parece que tem um ano que não entro no meu blog e no de vocês... rsrs
Isso pq passei um fim de semana sem ler...rsrsrs
Adorei o post do veu... mas vc vai fazer o seu? Que bacana!!!
Adorei os selinhos, nem precisa falar, né??? kkkkk

Bjos

Mayra disse...

Oii Flor...

tem selinho ++ selinhos para vc.. vê se tem algum que vc ainda não tem tá?!

bjus lindona.. fica com Deus =)

May =)

Bia Malfatti disse...

Adoro tule, viu?! Vou te mandar a foto de um vestido lindo de tule!!!
bjo

Leticia disse...

Acabei de fazer o meu, mas é pra quadrilha da festa junina, ai que eu tive que economizar mesmo, já que vai ser um casamento de mentirinha.. hahahha Mas adorei a téquinica, só foi mei difícil na hora de cortar..
Brigada pela dica
Beijos

ArteeSonhos disse...

Agradeço a super ajuda! Estou fazendo 15 véus para minha sobrinha que vai usá-los nas 15 noivas que pegarão o bouquet, na verdade já estão prontos os 15 arranjos, e vim na net em busca do véu e de como colocar o arranjo, aqui descobri... um abração e acredito que na próxima semana postarei aqui todos os 15 prontos e não deixarei de fazer menção a seu blog. Um abração.

Anônimo disse...

Querida to BEGE... adorei... muito legal... vou usar essa idéia para o meu chá de cozinha.. bjosss

Alê Araujo disse...

Olá, seu blog é muito interessante...Adorei a dica do véu!!!Vou fazer um casamento simples e to amando as dicas...

Abraços.

Alessandra disse...

OLÁ, AMEI O SEU BLOG... ELE TEM MUITAS DICAS SIMPLES E BONITAS, AMEI ESTA IDÉIA DO VÉU!!!

ABRAÇOS

Biscuit Doces Lembranças disse...

Amei essa dica, meu casamento será quase todo feito por mim, e o véu era uma coisa que eu queria fazer tb, até já tenho esse pente transparente, oba!! obrigada mesmo pela dica....agora vou comprar tudo e ver no que vai dar... felicidades e continue ajudando mais noivinhas perdidas querendo economizar...rs...fica na paz!

Biscuit Doces Lembranças disse...

olá linda, amei essa dica, meu casamento será quase todo feito por mim, e o véu era uma coisa que eu queria mesmo, até já tenho esse pente transparente, e qdo vi o pap, simplismente amei, agora vou tentar fazer, ebaaaaaaaaaa!
continue ajudando as muitas noivinhas perdidas como eu..rs.... felicidades e fica na paz....

Jacquelyn Barrett disse...

Menina, valeu a ajuda. Não entendo nada de costura e mesmo depois de ler seu site continuei não entendendo, não tenho intimidade nenhum com agulha e linha :) Eu sou designer e meu negocio é corel, photoshop, a parte gráfica sabe... Bem, vou passar suas dicas para minha irmã, entende mais sobre costura, velu e beijus

Anônimo disse...

Ameiiiiiiii a dica! Vi no sábado e hoje em 30 min fiz o véu! Fácil de fazer até por quem não sabe custurar rsrsrs! Obrigada querida pela gigantesca ajuda! Beijos Natália Zalli

Jaciara disse...

Amei a dica! Acabei de fazer o meu. Só o acabamento que fiz diferente. Depois mando foto. Bjim.

Anônimo disse...

Meninas, muito bacana o blog! Vou me casar em noembro e estou fazendo de tudo para economizar. Quero fazer meu véu mas não consigo achar o pente para prendê-lo. Alguém sabe me informar onde posso comprar? Alguma loja na internet vende?
Muito obrigada e felicidade a todas!

Gabi disse...

Adorei a dica! PAP muito bem explicado e facil de fazer.
Obrigada!

Anônimo disse...

Querida amei e vou fazer o veu da minha filha pois ja tenho o tule e não sabia como fazer foi de grande ajuda entrar nesse blog voce ajudou muito um grande beijo no seu coraçao.

Ludimara Souza disse...
Este comentário foi removido pelo autor.